No dia 31/07/2023, às 09h, representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Estado da Paraíba – CONDESPB se reuniram com a equipe da Confederação do Elo Social Brasil (CESB) através de conferência online na Plataforma Zoom.
O Diretor Presidente da Confederação do Elo Social Brasil, Jomateleno dos Santos Teixeira, juntamente com a sua equipe técnica, apresentou aos membros do CONDESPB o ‘Projeto Lixo Zero, Social 10’, que trata da implantação do Instituto Nacional Elogistica Reversa – Sistema INER de resíduos sólidos – em todos os municípios que fazem parte do consórcio, sem fazer uso de verbas públicas e independentemente da localização e população.
Segundo a CESB, a implantação de aterros sanitários vem demostrando ser inviáveis financeiramente para o poder público e também para a iniciativa privada, além de apresentarem uma logística um tanto quanto desigual para os municípios distantes.
Dessa forma, o Projeto ‘Lixo Zero, Social 10’ é uma alternativa para que as prefeituras possam extinguirem definitivamente os lixões e se adequarem às normas regulamentadoras da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Projeto também prevê a adoção de estratégias para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.
O Presidente do CONDESPB, Luiz Claudino de Carvalho Florêncio, que foi representado pelo Procurador Jurídico do Município de São João do Rio do Peixe, Dr. Orlando Pires, assumiu o compromisso de discutir a proposta com os prefeitos que fazem parte do Consórcio.